Orçamento Participativo - Marinha Grande - Voltar ao Início
Facebook Youtube Share RSS Adicionar aos favoritos mail Imprimir
 Abril 2024 
dstqqss
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
Início  >  Orçamentos em Curso  >  Propostas para Orçamento Participativo 2015  >  PROPOSTA 6 - REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS NA EB1/JI DA CUMEIRA E ESPAÇO DESPORTIVO COMUNITÁRIO

PROPOSTA 6 - REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS NA EB1/JI DA CUMEIRA E ESPAÇO DESPORTIVO COMUNITÁRIO 100 Votos

LOCAL DE CONCRETIZAÇÃO DA PROPOSTA

Escola do 1º ciclo do ensino básico e Jardim de Infância da Cumeira /Espaço Desportivo Comunitário anexo à escola

Rua da Escola, Comeira

2430-072 Marinha Grande

 

DESCRIÇÃO DA PROPOSTA

Ação 1 – Cobertura e requalificação de espaço para prática desportiva

O espaço desportivo que se encontra anexo ao pátio da escola, é utilizado em diferentes contextos escolares e após o horário escolar, sendo determinante no acolhimento aos alunos durante os tempos de intervalo que marcam o horário letivo, no apoio às aulas de Expressão Artística e Físico-Motora, na realização de atividades de enriquecimento e complemento curricular e na organização de eventos que promovam o envolvimento de toda a comunidade educativa.

Este espaço não se encontra coberto e é frequente verificar-se que não apresenta condições de segurança. Tem-se vindo a constatar que a rede que o envolve é muitas vezes cortada, um dos seus portões de acesso ao exterior danificado e o escoamento das águas pluviais é deficiente.

Os factos acima descritos implicam um subaproveitamento deste espaço, pois verificam-se constrangimentos significativamente negativos na programação e planificação de atividades promotoras da qualidade da aprendizagem dos alunos. Sempre que as condições atmosféricas são desfavoráveis, o espaço é consequentemente inutilizado.

Pretende-se que este espaço seja utilizado pelos alunos e comunidade:

?Cobertura do espaço;

?Requalificação do piso e marcações para desportos coletivos;

?Requalificação da vedação do espaço;

?Requalificação e aquisição de equipamento desportivo compatível com o espaço para a pratica de vários desportos.

Ação 2 – Aquisição e requalificação de brinquedos coletivos no recreio e ampliação de espaços verdes

O recreio serve uma população estudantil de cerca de 150 crianças, uma vez que reúne num mesmo espaço físico partilhado de crianças do 1º ciclo e do Jardim de Infância.

A permanência no espaço escolar é cada vez mais prolongada, importa por isso criar condições que otimizem esta permanência num espaço bem estruturado e em segurança.

Se o espaço, os materiais e equipamentos forem adequados irão, favorecer diferentes possibilidades de “fazer de conta”, permitindo à criança recrear experiências da vida quotidiana, situações imaginárias e utilizar os objetos livremente, atribuindo-lhes significados múltiplos. “

 

Os espaços exteriores devem atender ao espaço envolvente, aos objetivos, ao uso e à aptidão lúdica. Nomeadamente, estar organizado de modo adequado às necessidades motoras, lúdicas e estéticas, com o equipamento distribuído adequadamente e ser composto por áreas, designadamente, por hierarquização dos graus de dificuldade e pela previsão de zonas de transição, de modo a permitir a separação natural de atividades e evitar possíveis colisões.

 

O espaço exterior deverá contemplar:

?Um Brinquedo coletivo com estruturas fixas para subir, trepar, suspender e escorregar, ou seja o alargamento do parque infantil;

?Requalificação do brinquedo existente

?Criação de zonas de sombra, com tratamento/substituição das arvores existentes ou colocação de novas;

Considerando que o espaço e o equipamento existente, não é o mais adequado, seja em qualidade, seja em número aceitável para os utilizadores, é imprescindível uma intervenção de fundo com a criação de áreas que contemplem o explicitado.

ORÇAMENTO ESTIMADO - 100.000 euros

Hélia Maria de Oliveira Cação
30-06-2015
Marinha Grande

Não existem comentários
Contactos
Câmara Municipal da Marinha Grande
Praça Guilherme Stephens
2430-522 Marinha Grande
244 573 300 | op@cm-mgrande.pt
Powered By Serviços Online